sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um pouco da nossa história.

Leda Caira, nascida em São Paulo, Capital, filha de Fernando Caira e Cesira Caccelli Caira, dedicou toda sua vida à nobre arte de ensinar.
Formada pela Escola Industrial Carlos de Campos, em 1945, fez, a partir desta data, os desenhos de mestria em pintura, Pintura Artística na Casa Pia das Irmãs Vicentinas, curso livre Desenho e Pintura no Museu de Arte de São Paulo e o Curso de Formação para Professores de Desenho, de nível universitário, na Escola de Arte “Fundação Álvares Penteado”.
Paralelamente a estes cursos de aperfeiçoamento, que com muito empenho fazia, lecionava desenho em diversas escolas estaduais, entre elas “Fernão Dias” e “Alberto Conte”.
Em 1958, prestou concurso para ingresso no Magistério Secundário e Normal do Estado de São Paulo, tendo sido aprovada em 2º lugar com a alta média de 9,1.
Designada para lecionar no Ginásio Estadual de Achaporã, removeu-se mais tarde para o Colégio Estadual “Luiz Martini”, em Mogi Guaçu e, em seguida, para o antigo ginásio estadual, que posteriormente passa a chamar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus de Santana de Parnaíba – hoje Colégio Municipal Tenente General Gaspar de Godói Colaço – onde permaneceu de 1962 até sua aposentadoria por invalidez em 1973.
De 1962 a 1964 lecionou também no Curso Vocacional do Liceu Eduardo prado em São Paulo. Nestas duas últimas décadas é preciso destacar o seu trabalho pioneiro de, já em 1962, levar seus alunos a desenharem pelas ruas de Santana de Parnaíba e foi tão surpreendente o resultado alcançado, que a 1ª Delegacia de Ensino da Capital patrocinou uma exposição no Instituto de Educação “Caetano de Campos” que obteve grande sucesso.
Os trabalhos realizados por seus alunos foram remetidos a um concurso desenho, realizado no Japão e lá classificaram em 1º lugar.
Seus alunos participaram, também, do “Concurso de Pinturas e Esculturas” para jovens, patrocinado pelo jornal “O Estado de São Paulo” e obtiveram o 1º lugar com um belíssimo trabalho feito sob sua coordenação.
Organizou a 1ª Feira de Artes do Ginásio Vocacional do Liceu Eduardo Prado, onde artistas consagrados, como Rebolo e Aldemir Martins, fizeram parte da Comissão Julgadora dos trabalhos ali apresentados. Ainda com os alunos deste estabelecimento realizou uma viagem de estudos à Europa onde as visitas aos seus principais Museus eram acompanhados de pequenas reproduções das obras dos grandes mestres, nelas expostas.
Seu ensino era dinâmico e arrojado. Organizava frequentes visitas a Embu, cidade as Artes, onde seus alunos trabalhavam e aprendiam com os artistas em seus ateliês.
Faleceu em 19 de junho de 1975, deixando grande lacuna nas áreas educacionais, pois suas realizações foram de enorme valia para o ensino paulista.
Nada mais justo, portanto, que se preste uma homenagem a esta ilustre mestra Leda Caira, encimando no portal da Escola Estadual de 1º Grau da Várzea dos Souzas – hoje, Colégio Municipal professora Leda Caira – localizada à Estrada Tenente Marques, S/N – hoje, a entrada faz-se pela Rua Lua Minguante, 191 – em Santana de Parnaíba, o seu nome, como um exemplo à juventude, de árduo trabalho e grande dedicação ao ensino de nossa terra.
Leda Caira – Mulher, Leda Caira – Escola. Palavras que se distinguem no tempo e na forma, mas que, em força, se amarram num mesmo grito de fé e compromisso: EDUCAÇÃO.
Em 1980, pela Lei 2.423, de 05/Set/80 foi denominada EEPG profª Leda Caira a já existente EEPG da Várzea do Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário